5 de dezembro de 2023 05:44
Natal Tempo

Amigos encontram tesouro medieval avaliado em quase R$ 1 milhão

Foto: Andrew Winter /SWNS

Um grupo de sete amigos detectoristas amadores encontrou um tesouro impressionante de 600 moedas medievais, avaliadas em 150 mil libras (aproximadamente R$ 1 milhão). Apelidado de ‘Hambleden Hoard’, esse é a maior coleção de ouro e prata descoberta no Reino Unido em uma década.

A descoberta, realizada na planície de Culden Faw Estate, em Buckinghamshire, no Reino Unido, em abril de 2019, ficou guardada todo esse tempo pelo Tesouro Nacional do pais, que ainda estava avaliando e registrando as moedas.

Os amigos Andrew Winter, Dom Rapley, Eryk Wierucki, Jaroslaw Giedyna, Dariusz Fijalkowski e os irmãos Tobiasz e Matthew Nowak, estão acostumados a fazer pequenas expedições para encontrar objetos antigos. Mas eles contam que, em todos esses anos, nunca tinham encontrado algo tão valioso.

Para o grupo amador, encontrar as moedas foi a maior surpresa em comparação com outros artefatos desenterrados ao longo dos anos. Eles estavam emocionados com o que haviam encontrado e ainda não conseguiam acreditar. “São pequenas peças de prata e também um pedaço de história”, observou Dariusz.

Nos últimos três anos, as moedas ficaram sob a guarda do Tesouro Nacional do Reino Unido. Foi aberto um inquérito na Corte de Beaconsfield Coroners, para que o valor estimado do tesouro fosse calculado.

De acordo com critérios do Museu Britânico, qualquer coisa acima de três moedas é considerada um “tesouro” para a nação, o que significa que deve ser declarado às autoridades e às organizações competentes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp