“O rádio e a paz” é o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) na 12ª edição do Dia Mundial do Rádio comemorado nesta segunda-feira (13). De acordo com dados do Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media, o veículo de comunicação segue sendo extremamente relevante alcançando 83% da população brasileira.
As primeiras palavras de uma transmissão via radio foram das Nações Unidas, em 13 de fevereiro de 1946. “Estas são as Nações Unidas chamando as pessoas de todo o planeta”. Apesar da intenção de falar para as pessoas de todo o planeta, apenas seis países, de fato, foram alcançados pela transmissão histórica.
De lá pra cá, o veículo atravesso gerações transmitindo grandes eventos históricos como Olímpiadas e Copas do Mundo. Em um de seus auges, famílias inteiras paravam para ouvir notícias e se entreterem com as radionovelas, tudo transmitido ao vivo.
O rádio continua sendo extremamente presente na vida dos brasileiros e a internet tem sido também um espaço para os ouvintes de rádio. 7,4 milhões de pessoas ouvem emissoras de rádio via web, sendo um avanço de 85% em relação à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.