Tudo sobre Gestão, por Deyse Dantas
Muito se fala sobre as profissões do futuro, tecnologia, soft skills e que têm uma relação mais direta com questões comportamentais. Independente do ramo do qual você faça parte, o mercado vai exigir que você se mantenha em constante movimento e por isso desenvolva novas habilidades e competências.
Sendo assim, vou destacar aqui algumas competências que na minha visão farão total diferença na vida de vocês:
- Comunicação;
- Flexibilidade;
- Resolução de conflitos;
- Inteligência emocional;
- Criatividade;
- Liderança;
- Inovação
O processo de comunicar na minha visão é um dos mais difíceis, mas é treinável assim como todos os outros; A flexibilidade é crucial, pois no ambiente de trabalho precisamos está atento as mudanças. Os novos modelos de negócios trazem dentro de si seus conflitos e precisamos ter expertises para tentar resolver esses conflitos da melhor maneira possível. Já no próximo tópicos que é a questão da inteligência emocional nos leva a refletir sobre nossas emoções, pois, precisamos estar a todo tempo atentos aos sinais e, com isso, estarmos preparados para toda e qualquer situação buscando sempre utilizar a inteligência emocional para lidarmos com situações adversas.
Faz sentido dentro dessas expectativa da inteligência emocional pontuamos a questão da criatividade. Hoje, vivemos rodeados de pessoas muito iguais. Falando e fazendo coisas iguais. Existe uma necessidade de sermos criativos em nossas relações, quebramos alguns paradigmas e fazer a diferença por onde passarmos. A liderança esse tema sempre tão atual nos faz pensar a respeito dos times, dos resultados, comportamentos e atitudes. Por último não menos importante a questão da inovação dos processos, produtos e serviços.
Bem, essa era minha contribuição essa semana, espero ter agregado aos negócios e a vida de vocês de alguma forma.
Abraços,
Deyse Dantas.