A Imperatriz Leopoldinense é a escola campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2023. Ao final da apuração, ocorrida na tarde desta quarta-feira (22), a agremiação garantiu a vitória após ter levado o enredo sobre a saga de Lampião para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A escola trouxe para a Marquês de Sapucaí o enredo O Aperreio do Cabra que o Eexcomungado Tratou Com Má-Querença e o Santíssimo Não Deu Guarida. É o nono título no Grupo Especial.
Os quesitos avaliados foram harmonia, enredo, bateria, alegorias e adereços, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, e evolução. A apuração teve regras definidas pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Foram quatro jurados por quesito, totalizando 36.
As agremiações que tiveram as notas mais baixas e foram rebaixadas são Mocidade Independente de Padre Miguel e Império Serrano. Elas desfilarão na Série Ouro do Carnaval em 2024.
Os desfiles pelo Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceram no domingo (19) e na segunda-feira (20), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.