A casa de favela brasileira, em Belo Horizonte, venceu como a Casa do Ano no concurso internacional de Arquitetura Building of the Year 2023. A moradia é do Kdu dos Anjos e foi o próprio jovem quem confirmou a informação em um post em sua conta no Instagram.
“Minha casa é a número 1 do mundo”, comemorou emocionado. “Juro que tô em prantos, não sei nem o que falar. Por enquanto fica aqui meu “só força!”!!! Esse prêmio é pra todas as periferias do mundo! Amanhã tem festa na favela!!!”, escreveu.
Chamada de Casa no Pomar do Cafezal, a residência fica numa estrada de terra, em uma viela íngreme do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, que abriga cerca de 100 mil pessoas.
A casa do Kdu foi construída com os mesmos materiais das outras casas do gigantesco complexo de favelas. Sua fachada de tijolo e cimento não é pintada, as tubulações de água são externas, assim como as ligações elétricas, e suas janelas são de ferro, como as das casas vizinhas.
Único concorrente com impacto social, o projeto disputou o título com uma casa de vidro, perto de Berlim, uma casa-abrigo, construída por um casal de vietnamitas pensando na aposentadoria, uma casa em uma vila residencial numa área de clima desértico na Índia e uma casa em terracota construída para uma família no México.