29 de novembro de 2023 15:51
Natal Tempo

IBGE encerra coleta de dados do Censo e divulgará resultados em abril

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerrou na terça-feira (28), a coleta de dados do Censo Demográfico 2022. O anúncio foi informado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento nesta quarta-feira (1º). O instituto, que é subordinado ao ministério, fará apenas mais uma operação pontual na Terra Indígena Yanomami na próxima segunda-feira (6). Os primeiros resultados serão divulgados no fim do mês de abril.

A partir de agora, o IBGE dará início à etapa de apuração dos dados da coleta que foi encerrada com 92% da população brasileira recenseada, o que significa 189,4 milhões de pessoas. A população brasileira foi estimada pelo IBGE em 207,8 milhões de pessoas em 2022, na prévia informada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Santa Catarina, Piauí e Paraíba foram os estados do país que obtiveram o melhor resultado: mais de 96% dos moradores foram recenseados.

“Na etapa de apuração, que se iniciará hoje, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos – pontuais – ao campo Isto é, determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento, para fins de conferência dos dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados”, informou o ministério, em nota divulgada à imprensa.

A coleta do Censo, iniciada em 1º de agosto de 2022, se estenderia inicialmente até o fim de outubro do ano passado. Após uma série de dificuldades para contratação, pagamento e manutenção de recenseadores atuando no trabalho de campo, o prazo foi prorrogado sucessivamente. A coleta tem como data de referência as condições em que vivia a população brasileira no dia 31 de julho de 2022.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp