29 de novembro de 2023 02:44
Natal Tempo

COLUNA: A dor e a delícia da mulher moderna

Foto: Regina Stefan / Facebook

Vida Profissional e Pessoal, por Regina Stefan

Oiiii… Hoje quero escrever sobre nós mulheres!!!! Sempre me interessei sobre o tema “mulheres modernas”. Trabalhar, buscar seu sucesso profissional, mas ao mesmo tempo querer o sucesso pessoal: ser mãe, casar ou não nessa ordem, mas decidir o que é melhor na nossa vida.

Em minha experiência como coach de carreira atendendo por mais de 5 anos mulheres universitárias na faixa de seus 18 a 60 anos em uma Universidade no Nordeste do Brasil, vivenciando por mais de 28 anos na área corporativa  e ministrando  palestras em vários lugares do país com o tema “A dor e a delícia da mulher moderna”, acabei chegando a uma conclusão: temos muitas culpas com as nossas decisões, conciliamos muitas atividades, e resultamos ser equilibristas… tentando equilibrar a vida pessoal e profissional..

Bem-vindas a luta diária der ser uma mulher moderna!!!! Nossas dores e nossas delícias!!!

Nós mulheres  tentamos  conciliar a quantidade de atividades que temos, equilibrar a exigências da profissão, da família além de nossa autoestima e do nosso interesse pessoal. As vezes vem a cobrança de nós mesmas de ser multifuncional e perfeita. Que loucura!!!! Mas será que precisamos ser tão exigentes conosco?? Para quê tantas culpas…ahhh, e que hoje temos  mais possibilidades de escolhas… Algumas optam por não quererem ter filhos para se dedicarem  aos projetos profissionais, outras já optam por dedicar a família e deixarem suas profissões e ainda existem aquelas que congelam seus óvulos para terem filhos depois… Que avanço… para nós mulheres…. Mas a culpa vem junto!!!!! A gente conhece nossas dores e as nossas delícias.

Ser mãe ou não ser, ser profissional ou não ser… o que a gente precisa é ser feliz com o que propomos a escolher… somos muito cobradas!!!! Pela beleza, pelo corpo, pela carreira, por ter uma família ou não… mas nós mesmas não podemos nos cobrar como a sociedade nos cobra.

Precisamos nos agradar… ir atrás do que a gente acha que é importante para gente… mesmo que algumas pessoas irão ser contra essa decisão.

Ser mulher é ter o desafio de escolher o caminho que a faça feliz… lugar de mulher é onde ela quiser… e com essa frase relato um episódio que aconteceu comigo em uma das minhas palestras sobre mulheres na política. Como somos cobradas e julgadas!!!!

Várias mulheres presentes, deputadas, prefeitas, vereadoras, candidatas… e um pequeno número de homens acompanhando o evento. Encerro com a frase: “lugar de mulher é onde ela quiser!!!!!”  No final da palestra aplausos e fotos, estava indo embora quando veio um senhor me dizer que eu era muito ativista e feminista… Ele disse: mulher não pode fazer o que ela quer…. Oiii??? Não era possível que eu estava ouvindo isso? Como mulher não pode??? Não!!!! – ele me respondeu. Respeitosamente sorri de uma forma sarcástica, olhei nos olhos dele e disse: que absurdo seu pensamento…dei um tchau e fui… deixando-o no “vaco” … Não ia discutir com esse tipo de pessoa!!! Minha saúde mental em primeiro lugar!!! Mas fiquei pensado a noite inteira… Como o mundo ainda é tão machista…  Fui pensando o número de casos que aumentaram de violência doméstica, assédios morais, sexuais e estupros .. me deixaram mais perplexa!!! Que tristeza!!! Que dor!!!

Então, vamos lutar, homens e mulheres juntos para tentarmos mudar esse cenário… tão triste para nós mulheres!!!

Sim, “lugar de mulher é onde ela quiser”… tenho dito e defenderei sempre essa fala.
Mesmo que alguns homens não concordem!!! Afinal mulher livre, independente e que decide suas escolhas realmente amedronta homem frouxo!!!!!!!

Vamos que vamos!!! Lutar por um mundo com menos dores para nós mulheres!!! Já que somos sempre uma delícia (com nossas imperfeiçoes e culpas) !!!!! Risos!!!

Viva o dia das mulheres!!!

Abraços!!

Msc Regina Stefan

 

REGINA.png (768×209)

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp