As estudantes cearenses Raissa Loana e Cellina Landim, ambas de 15 anos, foram reconhecidas internacionalmente por conta do amor que possuem pela matemática. As estudantes construíram o modelo matemático denominado “Construindo padrões do sistema caótico de órbitas relativa entre astros numa matriz de multiplicação radial” que rendeu o reconhecimento.
O projeto das estudantes busca compreender o universo a partir da matemática. Ao observarem os planetas Vênus e Terra e os movimentos que fazem entre si, elas perceberam que há um padrão de movimentos, chamado de “dança entre si”, porque ocorre em círculos. Foi aí que decidiram então usar números, retas e cálculos.
Por causa do método de estudo, as meninas foram elogiadas pelo bem desenvolvido e a aplicabilidade nas leis que conduzem o universo. O projeto foi escolhido como finalista da Malaysia Innovation, Invention and Creativity Association — MIICA 2023.
Além disso, o trabalho da dupla também é finalista na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorre este mês na Universidade de São Paulo (USP).
Veja abaixo o vídeo: