Nesta quarta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Água, data proposta há 31 anos, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu no Rio de Janeiro. O evento ficou conhecido como ECO-92.
O objetivo da criação da data foi para celebrar e promover atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. A escassez desse recurso vital, é preocupante a cada novo passo que a humanidade dá.
Para discutir o rumo da vida no planeta e a importância da preservação da água para o mundo, se iniciou nesta quarta-feira e irá até a sexta (24), a Conferência das Nações Unidas sobre Água 2023, que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento é organizado em parceria pela Holanda e pelo Tajiquistão, países que convivem com desafios relacionados ao nível do mar com o aumento do aquecimento global e acesso à água potável, respectivamente.
Neste ano, a conferência escolheu o tema “Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo”, inspirado na fábula do beija-flor que tenta fazer a sua parte para apagar um incêndio na floresta.
Durante esses três dias, serão debatidas ações conjuntas para alcançar as metas convencionadas internacionalmente sobre o tema, incluindo as constantes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.