Depois de alguns adiamentos, a Relativity Space finalmente conseguiu lançar o Terran 1, o primeiro foguete impresso em 3D no mundo na noite da última quarta-feira (22). Apesar do seu lançamento bem-sucedido, ele não conseguiu atingir a órbita de Terra.
Apesar disso, a startup tem motivos para comemorar, já que dificilmente o primeiro lançamento de uma empresa consegue atingir níveis consideráveis de sucesso. E no caso do Terran 1, ele teve um bom desempenho durante a primeira parte do voo e, inclusive, seus dois estágios se separaram com sucesso.
Os problemas começaram com cerca de três minutos de voo, quando o foguete não conseguiu atingir a órbita. A transmissão do lançamento, ainda assim, considerou o feito histórico, já que um modelo desse tipo nunca havia sido lançado.
“Ninguém jamais tentou lançar um foguete impresso em 3D em órbita e, embora não tenhamos feito todo o caminho hoje, reunimos dados suficientes para mostrar que voar foguetes impressos em 3D é viável”, disse Arwa Tizani Kelly, da Relativity Space. disse durante o webcast de lançamento da empresa na noite de quarta-feira.
Veja o lançamento: