5 de dezembro de 2023 05:08
Natal Tempo

COLUNA: Nada que é seu, é seu de verdade

Foto: Internet

Mão Invisível, por Igor Rayan

Você já parou para pensar o que aconteceria se você parasse de pagar seus impostos hoje? Bom, certamente você seria preso e se resistisse seria morto pela polícia. Você acha isso junto? apenas por se negar a pagar algo que você considera injusto, você terá sua liberdade e sua vida tiradas, além de ser conhecido como um criminoso por se negar a fazer isso. Esse texto é para aqueles que assim como eu, são contra essa prática abusiva do estado.

Hoje, a expressão “imposto é roubo” é corriqueira entre os que se opõem aos impostos e à intervenção do Estado na sociedade. Esses são conhecidos como libertários ou anarcocapitalistas (grupo do qual eu faço parte) com isso, nós argumentamos que o estado não tem o direito de arrancar o dinheiro das pessoas sem a sua permissão e que isso é uma violação de seus direitos. Quando um indivíduo ou empresa recebe uma nota fiscal, eles são obrigados a pagá-la, concordando ou não com a forma sobre como o dinheiro é gasto ou com a própria alíquota, nós defensores da tese libertária, observamos essa coerção como um ato de roubo.

Além disso, os impostos permitem que os governos gastem dinheiro de modo irresponsável e ineficaz, levando ao desperdício de recursos. Nós acreditamos que o dinheiro que é tomado das pessoas pelo governo é frequentemente mal utilizado em projetos mal planejados e programas ineficazes (exemplo: bolsa família), o que torna ainda pior, visto que é uma verba retirada por meio do roubo (imposto) sendo cobrada com a desculpa de “ajudar” os mais pobres, que ironicamente são os que proporcionalmente pagam mais impostos, ou seja são os mais roubados.

Uma das principais razões para não confiar no modelo estatal é a crença de que os governos inerentemente tendem a se expandir e se tornar extraordinariamente poderosos, o que pode levar a ditaduras opressoras e burocráticas que limitam a liberdade individual e interferem na economia e nas atividades sociais das pessoas. Os Estados muitas vezes são ineficientes na
solução de problemas e na prestação de serviços públicos, levando ao desperdício de recursos e à corrupção, já que muitas funções tradicionalmente assumidas pelo Estado, como educação, saúde e segurança, que estão atualmente sucateadas, podem ser melhor executadas pelo setor privado. Com isso a sociedade como um todo, pode evoluir mais rápido e melhor sem privar nossa liberdade de ser, vestir, fumar e casar do nosso jeito, sem dever nada a ninguém, muito menos ao governo.

 

IGOR.png (768×209)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp