29 de novembro de 2023 02:13
Natal Tempo

A tecnologia na educação: O Metaverso a serviço do ensino de inglês

Foto: Divulgação

O ensino de idiomas sempre foi um desafio para os professores conseguirem atrair e, principalmente, manter a atenção dos alunos. Ao longo dos anos surgiram recursos que tornaram o aprendizado mais atrativo e dinâmico, proporcionando conteúdos digitais interativos, com áudio e imagens que podem ser acessados em qualquer lugar, bastando apenas a conexão com a internet.

Até o final da década de 1990 o que havia de mais avançado em termos de tecnologia eram as aulas gravadas em fitas cassete. Anos depois surgiram os CDs e, em seguida, os DVDs. A partir de então, foi possível incluir as imagens no ensino de idiomas, um grande avanço para a época.

Com a popularização da internet os recursos para o aprendizado aumentaram muito, facilitando a vida de professores e alunos. E agora, depois de tantos avanços tecnológicos, temos o surgimento do Metaverso, que é uma nova camada de realidade que integra os mundos real e virtual.

Top English, rede de franquias de delivery de inglês, já oferece aulas realizadas no Metaverso. Segundo Dilson Kossoski, fundador da Top English, o Metaverso é um ótimo recurso quando as aulas não acontecem de modo presencial, pois propicia a sensação de proximidade, já que aluno e professor ficam no mesmo ambiente virtual, o que não ocorre em aulas on-line convencionais. É possível personalizar o ambiente da sala de aula de acordo com o perfil do aluno, seja infantil, adolescente ou adulto.

“As aulas pelo Metaverso acabam sendo bem mais aconchegantes, pois você pode personalizar o ambiente de acordo com a sua criatividade. E isso acaba chamando a atenção do aluno e deixando ainda mais dinâmica. E estamos aguardando updates que só trarão melhorias”, afirma Dilson Kossoski, fundador da rede de franquias Top English.

 

Dilson Kossoski, fundador da Top English Divulgação

Vale ressaltar a excelente qualidade de imagem, pois os dispositivos que se conectam ao Metaverso operam com hardwares de altíssima tecnologia. Já o som pode ser obtido diretamente pelo Oculus Quest 2, dispositivo que transmite a sensação do som estar saindo diretamente da cabeça do aluno, o que torna a experiência de aprendizado ainda mais incrível. Também é possível conectar um fone aos óculos, fazendo com que o som seja ouvido apenas por quem o utiliza.

Além disso, assim como em uma aula on-line convencional, é possível fazer o compartilhamento de tela, incluindo áudio. E da mesma forma que as aulas on-line podem ser programadas em determinadas plataformas, o Metaverso permite, por meio de uma sala, o compartilhamento de arquivos, fotos, lição de casa, textos para correção etc.

Criada por Dilson Kossoski em 1997, na cidade de Maceió (AL), a rede de franquias Top English é líder no delivery de inglês e oferece aulas para brasileiros e hispânicos no mundo todo. O sistema delivery dá aos alunos a liberdade de escolher o melhor local para que o professor vá ao seu encontro. Para aqueles que estão em localidades onde a franquia ainda não atua, existe a opção de aulas on-line, com professor em tempo real e turmas formadas por alunos em diversas partes do mundo.

Sempre à frente do seu tempo e utilizando o que há de mais moderno em tecnologia voltada ao ensino, a Top English já entrou no mercado na década de 90 utilizando CDs e foi a pioneira ao agregar imagens ao seu conteúdo pedagógico, sendo a primeira escola de idiomas a utilizar DVDs. No final dos anos 2000 toda a sua metodologia já estava disponível em formato digital para ser utilizada em tablets e, em 2015, todo o conteúdo pedagógico estava disponível para os alunos em formato de webbook.

E na vanguarda da tecnologia, na sua unidade de Maceió, a rede de franquias já iniciou em janeiro deste ano os testes com os primeiros alunos as aulas no Metaverso.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp