Na última sexta-feira (7), a Tupperware Brands, fabricante dos famosos potes de plástico, comunicou ao mercado que havia contratado consultores financeiros em meio a uma crise de caixa. No mesmo anúncio, a empresa admitiu que possui “dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando”.
Devido ao anúncio, na segunda-feira (10), as ações da Tupperware despencaram 48% na Bolsa de Valores, mas se seguperaram ligeiramente na terça-feira (11). A NYSE, sigla em inglês, enviou um notificação indicando que a empresa pode ter o registro cancelado. Seu valor de mercado chegou a US$ 55 milhões contra mais de US$ 700 milhões em dívidas.
Fundada há 77 anos, a Tupperware se tornou conhecida nas décadas de 1950 e 1960, quando as pessoas nos EUA realizavam “festas Tupperware” em suas casas para vender recipientes de plástico para armazenamento de alimentos. Agora, ela tem enfrentado, nos últimos anos, dificuldade de se adaptar a novos público, mesmo tendo diversificado seus produtos e passando a vender para grandes varejistas dos Estados Unidos.
Apesar das adaptações, a empresa não consegue ainda chegar a uma fórmula que a mantenha segura no mercado, registrando vendas fracas e enfrentando desafios na cadeia de suprimentos e nas altas taxas de juros.