7 de dezembro de 2023 04:28
Natal Tempo

Adultos com transtornos mentais têm maior chance de sofrer ataque cardíaco ou derrame

Foto: Manusapon Kasosod/Moment RF/Getty Images

O estudo publicado na segunda-feira (8) no European Journal of Preventive Cardiology analisou os dados de saúde de mais de 6,5 milhões de pessoas por meio do banco de dados do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia.

As pessoas incluídas no novo estudo tinham idades entre 20 e 39 anos e foram submetidas a exames de saúde entre 2009 e 2012. A saúde dos participantes foi monitorada até dezembro de 2018 para novos ataques cardíacos e derrames.

Cerca de 13% dos participantes tinham algum tipo de transtorno mental – que incluía insônia, ansiedade, depressão, transtorno somatoforme, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno por uso de substâncias, transtornos alimentares, transtorno bipolar, esquizofrenia ou transtorno de personalidade, de acordo com o estudo.

As pessoas com menos de 40 anos com transtorno mental eram 58% mais propensas a ter um ataque cardíaco e 42% mais propensas a ter um derrame do que aquelas sem transtorno, segundo o estudo.

“Sabemos há algum tempo que a saúde mental e a saúde física estão ligadas, mas o que acho surpreendente sobre essas descobertas é que essas ligações foram observáveis ​​em uma idade tão jovem”, disse Katherine Ehrlich, professora associada de comportamento e cérebro ciências da Universidade da Geórgia. Ehrlich não estava envolvido na pesquisa.

“A doença arterial coronariana e os ataques cardíacos são raros antes dos 40 anos, então um estudo tão grande como este é necessário para ver a relação entre a saúde mental e uma ocorrência tão incomum em jovens”, disse ela.

 

 

Com informações de CNN Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp