7 de dezembro de 2023 04:22
Natal Tempo

COLUNA: As nossas superações!!!

Foto: FreePik

Vida Profissional e Pessoal, por Regina Stefan

Oiii.. volteiii… Hoje vim falar sobre superação… No estudo da Psicologia, superar vai muito além da resiliência,  é tentar vencer as adversidades e momentos difíceis sem ficar permanentemente abalado por elas. E com isso  aproveitar esses momentos para se fortalecer e estruturar a própria saúde mental. Viver toda as etapas da vida requer situações desafiadoras. Mas afinal o que se supera? Ahhh, superar tem várias facetas… Superar uma demissão, superar um amor não correspondido, superar uma convivência com uma mãe narcisista, superar um luto de alguém especial, superar a exigência do mercado, superar os não recebidos, superar uma doença, superar uma fratura na coluna (risos, revelo mais abaixo)…. Temos tantas coisas para superarmos em nossas fases da vida, que fico aqui pensando o que você e eu já superamos e o que precisamos superar????

Primeiro não vim aqui para lançar uma autoajuda sobre Superação… jamais… Porque  realmente cada um supera de uma maneira diferente e de sentimentos diferente… Superar uma demissão não é algo rápido mesmo que rapidamente você já está no mercado… mas a dor de uma demissão para alguns é como um luto… (nossa, luto… jamais diria alguém) mas para outros é uma dor que se assimila ao luto… a perda…Por isso questiono quais são as perdas que mais te machucam… as perdas de não ter um carinho de mãe presente ou ser órfã de mãe…Ter um emprego toxico ou ficar desempregado?

Realmente responderemos este questionamento quando passarmos por essas perdas, por essas dores na vida…, mas superar realmente é algo prazeroso. Uma benção!!!!!

Quando eu lembro de um dia triste para mim, de raiva, de angústia e vejo hoje que eu SUPEREI aquele momento da minha vida. Eu penso: “Poxaaa como consegui… realmente tudo passa….” E passa por mais que demore anos, meses, horas…. Três anos atrás tive um fraturamento na coluna e quebrei duas vértebras, foi um processo muito difícil, mas o que é relevante é dizer que eu SUPEREI… eu não conseguia colocar uma calça, precisava de ajuda… andar, caminhar era com muita dor… depois de sessões de fisioterapia e muitos medicamentos… hoje consigo andar, caminhar e fazer atividades físicas… quando posto uma foto na academia, alguém poderia dizer: “A Professora Regina em mais um dia de academia, essa gosta de treinar!!!!!’’ Mas na verdade a foto na academia é de superação!!!!!(Por isso não julguem as fotos que as pessoas tiram no seu dia a dia) Vocês não sabem a alegria e a vitória de estar em uma esteira e fazer exercícios de musculação… Por isso digo, apesar do antes, o depois sempre vem com um gosto de alegria… O que realmente precisamos entender é que nós somos mais do que os fracassos, derrotas e dores na vida… Somos um renascer todos os dias. Se formos pessoas de ação seremos Super!!!! (Superação)

E aqui encerro com um poema que gosto muito de Guimaraes Rosa (1908-1967), escritor e diplomata brasileiro. O texto é um trecho do romance Grande Sertão Veredas.

O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.
O que Deus quer é ver a gente
aprendendo a ser capaz
de ficar alegre a mais,
no meio da alegria,
e inda mais alegre
ainda no meio da tristeza!

Abraços!!

Msc Regina Stefan

 

 

REGINA.png (768×209)

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp