5 de dezembro de 2023 04:41
Natal Tempo

Astrud Gilberto, ícone da bossa nova, morre aos 83 anos

Foto: Folhapress

Um dos maiores nomes da bossa nova, a cantora brasileira Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos. A informação foi confirmada pela neta Sofia Gilberto nas redes sociais.

“Venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto”, escreveu.

“Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor. Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ e ganhou fama internacional”, relembrou Sofia.

“A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, acrescentou.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, em 29 de março de 1940. Ainda criança, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se tornou a melhor amiga da então aspirante a cantora Nara Leão.
Foi Nara quem a apresentou para João Gilberto, com quem ela se casou, em 1959. Incentivada pela amiga, Astrud iniciou sua carreira em 1960. Ela canta a canção no álbum “Getz/Gilberto”, que chegou ao 2º lugar da Billboard 200, considerado o responsável pela popularização do da bossa nova.

Astrud venceu o Grammy de Gravação do Ano por “The Girl From Ipanema” em 1965 e “Getz/Gilberto” venceu o Álbum do Ano.

O hit atingiu o 5º lugar nas paradas americanas e vendeu mais de um milhão de cópias no mundo, segundo informações do livro “The Book of Golden Discs” (“O Livro dos Discos de Ouro”), de Joseph Murrells, publicado em 1978.

No mesmo ano, ela lançou seu primeiro álbum solo e continuou na carreira musical até 2002, quando anunciou uma “folga por tempo indeterminado”.

Com informações de CNN Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp