A Agência Espacial Europeia (ESA) está celebrando 20 anos de lançamento de sua sonda Mars Express, cujo objetivo é estudar a atmosfera e o clima do chamado Planeta Vermelho, desvendando sua estrutura, mineralogia, geologia e procurando indícios, agora confirmados, de água em sua superfície.
Nas duas décadas de operação do veículo de observação, capaz de fotografar o planeta em altitude de 300 km e gerar imagens de até 50 km de largura, a agência obteve feitos acima do esperado para o primeiro satélite europeu de estudo em Marte.
Foram 1,1 bilhão de km percorridos em mais de 24 mil órbitas do planeta, mais de 1.800 artigos científicos publicados usando dados fornecidos pela missão e vida útil superior à esperada, uma vez que, inicialmente, a sonda só operaria por 687 dias.
E para coroar o trabalho realizado, a ESA apresentou uma imagem simulada com 90 capturas fotográficas, com contrastes e detalhes riquíssimos, mostrando que o Planeta Vermelho é, na verdade, um mosaico repleto de cores.
A ESA explica que a visão é simulada de um ponto de vista de 2.500 km acima da superfície, apresentando sistemas de cânions colossais nas cores vermelha, verde e azul, com resolução espacial de 2 km por pixel.
CNN BRASIL