29 de novembro de 2023 16:32
Natal Tempo

COLUNA: Fenômeno Barbie

Foto: Regina Stefan

Vida Profissional e Pessoal, por Regina Stefan

Oiii!!! Hoje venho falar sobre o fenômeno Barbie… ou ame ou odeie… bem assim!!! (risos) Ouço as pessoas falando: “do nada, agora só da Barbie?”…. Do nada??? Primeiramente vamos entender que a boneca da Mattel foi inspirada em uma boneca alemã chamada Lilli e começou a ser comercializada em 1959. Isso mesmo, a Barbie tem 64 anos de idade. Como ela iria sofrer de etarismo nesse nosso mundo real. E no dia 20 de julho de 2023, ela surgiu nos cinemas. Todo mundo de rosa, tirando foto, fazendo self… e nesse momento a gente aprende sobre marketing e empoderamento… do nada a gente aprende tudo!!!

A Barbie teve um investimento de divulgação em 100 milhões de dólares… investiram em publicidade, campanhas… então é claro que vamos ouvir falar muito dela!!! A estratégia de marketing foi bem estruturada, utilizando os tons de rosa, contribuindo para fortalecer a conexão emocional com o público e reforçando a posição da Barbie como personagem que questiona sua própria história. A empresa Mattel criou uma experiência de marca indo além da função de brinquedo e desenvolveu um filme com um ponto central no marketing. Desenvolveu a personalidade da marca que influencia a cultura e os ideias de empoderamento feminino ao longo dos anos. Portanto, a Barbie transcende gerações.

Segundo pesquisas econômicas, a Mattel, junto com a parceria de algumas marcas, conseguirá, até o final do ano um lucro estimado de “APENAS” 950 milhões de dólares!!! E no primeiro final de semana após a estreia, o filme já faturou US$ 344 milhões ao redor do mundo. Vamos voltar para o primeiro parágrafo que escrevi: Ouço as pessoas falando: “do nada, agora só da Barbie?” Do nada???

Foto: Regina Stefan

O filme não é infantil!!! Não retrata a boneca da imagem perfeita, da beleza e da juventude que nós mulheres precisamos alcançar. Ao longo dos tempos, a Barbie enfrentou elogios e críticas com seu biotipo: cabelos lisos e loiros, corpo esguio e olhos azuis… a boneca personificava um padrão estético inalcançável para a grande maioria das mulheres. No entanto, a Mattel respondeu a estas críticas e fez, ao longo dos anos, mudanças significativas para atender as demandas de uma sociedade diversa e em constante evolução (… puro marketing). O filme é para repensar sobre os padrões de uma beleza opressora… É uma nova Barbie atualizada nos novos tempos!!! A nova geração da boneca abraça a diversidade, representando diferentes tons de pele, tipos de corpos, estilos de cabelo e várias profissões. Hoje, a Barbie reflete a pluralidade do mundo real. O mundo mudou e os conceitos tradicionais precisam ser questionados sobre a importância de reconhecer a capacidade de nós mulheres de tomar as nossas próprias decisões, sejam elas no campo sentimental e/ou financeiro. A mistura de marketing bem estratégico e empoderamento feminino faz desse filme uma boa reflexão sobre beleza, independente das cores e formatos dos nossos corpos, da crítica ao machismo estrutural e define que lugar de mulher é onde ela quiser!!! Refletir sobre as Barbies (mulheres) reais.

Afinal toda mulher quis um dia ser a Barbie!!! E na verdade todas nós somos com sua própria beleza, corpo e idade. Corpo perfeito é o corpo que você se sente bem e feliz!!! Juventude é de espírito não de idade!!!!

Abraços!!

Msc Regina Stefan

 

REGINA.png (768×209)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp