29 de novembro de 2023 15:53
Natal Tempo

COLUNA: Ministro do Lula investigado pela PF

Foto: Pedro Ladeira

Mão Invisível, por Igor Rayan

Em menos de 1 ano de governo Lula, já temos uma investigação contra um de seus ministros, o então ministro das comunicações Juscelino Filho está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) pela suspeita dele participar de um esquema de desvios de recursos federais por meio de emendas parlamentares. Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso, Luís Roberto Barroso, bloqueou os bens dele e de outros alvos da operação.

Ele se tornou um alvo pois na sua época de deputado federal, enviou emendas para a cidade de Vitorino Freire, no Maranhão. A prefeita do município é irmã de Juscelino, Luanna Rezende, que foi afastada do cargo por determinação do ministro do STF, Luís Roberto Barroso. A emenda suspeita foi enviada CODEVASF (Companhia de Vales do São Francisco e do Paraíba). Esse órgão ficou famoso por ser destino de emendas do famoso orçamento secreto que era um instrumento pelo qual parlamentares enviavam dinheiro da união para seus nichos eleitorais sem precisar se identificar. Esse mecanismo foi considerado inconstitucional pelo STF em 2022, e entre os objetos apurados pela PF estava a pavimentação de uma estrada que beneficia uma propriedade de Juscelino Filho.

Isso demonstra a tolerância de Lula contra um ministro que nitidamente não passa confiança à população de que é uma boa pessoa para ocupar esse cargo, além de ser uma contradição para a narrativa política do Presidente e do partido que ele está, visto que Lula foi o maior opositor em relação a Bolsonaro na questão do orçamento secreto dizendo para qualquer um que quisesse ouvir que “o orçamento secreto é a maior vergonha deste país”. Isso mostra mais uma vez que Lula não está nem aí pra princípios políticos, ele só é contra algo quando isso lhe favorece e o mesmo vale para coisas que ele é a favor, como qualquer político genérico que fala qualquer coisa para agradar a mídia, não é disso que nosso pais precisa em alguém que está na cadeira de presidente. Precisamos de uma pessoa que tenha princípios e os siga até o fim, mesmo que seja necessário tirar um ministro de seu cargo. Porém o que temos é esse tipo de politico que é um dos motivos pelo qual o Brasil ainda é um pais de terceiro mundo, pois além de defender mais poder para o governo que só tira a liberdade da população, criando leis absurdas de regulação da econômica e aumentando imposto desenfreadamente, ou escolhemos melhores politicos que defendam menos estado e mais liberdade na próxima eleição ou nosso pais continuara para sempre o mesmo.

 

IGOR.png (768×209)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp