Os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt de Araújo Sales Júnior, que atualmente se encontram em Israel, estão programados para serem repatriados.
A reitora Ludimilla de Oliveira enviou um ofício à Embaixada do Brasil em Israel, argumentando que, devido à situação de emergência no país, é imperativo repatriar urgentemente os dois estudantes da Universidade que estão participando de um programa de intercâmbio acadêmico em Israel. O deslocamento dos estudantes deve ser organizado de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Itamaraty. Os estudantes já preencheram os formulários solicitados pela Universidade para seu retorno ao Brasil.
A reitora explicou que os estudantes estão localizados no extremo sul de Israel, o que torna inviável um deslocamento imediato até Tel Aviv. “Neste momento, estamos aguardando as ações da Embaixada do Brasil em Israel”, afirmou.
Ela acrescentou: “Vamos aguardar a chegada das aeronaves brasileiras em Israel e as medidas que serão tomadas para a repatriação.” Com base nas negociações diplomáticas em curso, a reitora acredita que a repatriação dos dois estudantes da Ufersa será uma das prioridades da Embaixada do Brasil em Israel.