Com investimentos programados no valor de R$ 45 bilhões em 141 obras e ações, os ministros Rui Costa e Renan Filho, junto com a governadora Fátima Bezerra, lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) no Rio Grande do Norte. As obras abrangem infraestrutura viária, segurança hídrica, ampliação da rede escolar e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento ocorreu na Escola de Governo, em Natal, com a presença do vice-governador Walter Alves; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães; representantes da bancada potiguar no Congresso Nacional, de deputados estaduais, prefeitos, lideranças empresariais e movimentos sociais.
Entre as obras que receberão financiamento ao longo dos próximos anos, estão a duplicação da rodovia BR-304, entre Natal, Mossoró e a Divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará; a implantação da BR-104, que liga Macau (RN) a Aracaju (SE), interligando polos econômicos no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; o Ramal do Apodi da Transposição; a conclusão da Barragem Oiticica e a construção do sistema adutor para abastecer a região Seridó potiguar nos próximos 50 anos.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância dessas obras para a geração de empregos e o desenvolvimento do estado. Ela também mencionou o apoio do Governo Federal aos projetos prioritários apresentados por ela.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação do PAC a nível federal, ressaltou que as obras não apenas criarão empregos e renda, mas também melhorarão a mobilidade e o atendimento à população.
A duplicação da BR-304, orçada em cerca de R$ 3 bilhões, será dividida em quatro lotes, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho. Um desses lotes, a Reta Tabajara, está prestes a ser concluído. O programa também inclui a construção do Hospital de Urgências e Emergências em Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal, a expansão do Hospital Universitário Onofre Lopes, a federalização de um trecho de rodovia sob responsabilidade estadual entre Currais Novos e Florânia, além de melhorias nos sistemas de abastecimento de água em diversas cidades e a continuação de várias obras de saúde e educação em todo o estado.
O Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, destacou o papel da região Nordeste, especialmente do Rio Grande do Norte, na geração de energia renovável eólica e solar, enfatizando projetos que impulsionarão ainda mais o desenvolvimento da região.
Diversos líderes políticos e autoridades estiveram presentes no evento, incluindo secretários do governo do Rio Grande do Norte, deputados federais e estaduais, prefeitos, e representantes de entidades e movimentos sociais.