29 de novembro de 2023 16:24
Natal Tempo

Nordeste registra abertura de 334 mil empresas em 2023; Confira ranking

foto: divulgação

Um relatório recente divulgado pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que o Brasil testemunhou uma notável explosão de atividade empreendedora nos primeiros seis meses de 2023. Nesse período, foram criados um total de 2.117.073 novos empreendimentos em todo o país, resultando em uma média surpreendente de 12 novos negócios a cada minuto.

Dentre as diversas regiões do Brasil, o Nordeste se destacou como um dos polos mais dinâmicos na criação de empresas, contribuindo com a abertura de 334.580 novas unidades produtivas. Esse aumento significativo no empreendedorismo demonstra que o país está vivendo um momento de intensa atividade empresarial, impulsionado tanto pela necessidade de gerar renda quanto pelas oportunidades de explorar novos mercados.

Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, enfatiza que a tendência de crescimento nos setores de “Serviços” continuará ganhando destaque. Isso se deve em grande parte ao baixo investimento inicial necessário e à rápida possibilidade de retorno, especialmente em áreas como a alimentação.

Quando analisamos os tipos de empreendimentos por natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) se destacam, representando a maioria esmagadora, com 77,0% do total de empreendimentos abertos no semestre. Os MEIs são empreendedores que trabalham de forma autônoma e têm uma receita anual de até R$ 81 mil. Eles desfrutam de benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Em seguida, encontramos as “Sociedades Limitadas” com 18,3%, seguidas por “Empresas Individuais” com 2,6% e “Demais” com 2,1%.

O ranking divulgado pela Serasa Experian reflete a capacidade do Brasil em se reinventar, mesmo diante dos desafios impostos pela crise econômica e de saúde. O empreendedorismo se revela como uma força vital na criação de empregos, geração de renda e no desenvolvimento econômico do país, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida da população.

Estado Número de empresas abertas no primeiro semestre de 2023
Bahia 93.388
Ceará 58.903
Pernambuco 57.638
Maranhão 27.555
Paraíba 26.834
Rio Grande do Norte 22.328
Alagoas 19.114
Piauí 16.134
Sergipe 12.686

Além disso, a análise por estado no Nordeste mostrou que a Bahia liderou a região na criação de novos negócios, seguida de perto pelo Ceará e Pernambuco. Esses números indicam um cenário promissor para o desenvolvimento econômico da região nordestina e do Brasil como um todo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp